Um dia de Turismo em Bicicleta BTT, pela CicloRIA

A Murtosa é naturalmente um destino ciclável, onde tudo é plano e a Cicloria convida-nos a ir pedalar junta à Ria.

A sugestão para ir explorar a Ria de Aveiro, passa por iniciar o dia na Murtosa, mesmo no centro, tomar um cafézinho e provar um doce típico antes de iniciar o passeio (Pastéis Âncora ou Monte Branco). No final do passeio não deixem de visitar o Museu das Conservas da Murtosa (www.comur.com), vale a pena visitar e provar as ditas conservas!

No centro da Murtosa também existe uma Bike Shop, que poderá servir de apoio na falta de algum acessório para realizar o passeio (www.ciclopedal.pt).


Mais do que escrever uma longa crónica, nesta sugestão vamos partilhar imagens que valem mais do que mil palavras.

Recomendações

  1. Este percurso deve ser feito na Primavera ou no Outono, não o façam na época das chuvas, pois esta zona fica facilmente inundada! No Verão é desabrigado, vão apanhar muito sol.
  2. Não percorram o trajecto sozinhos, é uma zona onde não vão encontrar ajuda em caso de necessidade, pois na ligação entre Estarreja e Aveiro vão andar afastados das povoações durante cerca de 40km!
  3. Como vão atravessar no Ferry Boat em São Jacinto, para regressar ao local de partida, devem consultar os horários para a época do ano em que fizerem o passeio, caso haja algum problema com o Ferry ou só tenham a lancha (que não transporta bicicletas), têm sempre a possibilidade de atravessar no barco dos pescadores e aumentar a dose de aventura! Mas atenção que fica mais caro! (Horários do Ferry: www.aveirobus.pt/transporte-fluvial).
  4. O trajecto de São Jacinto até à Murtosa é sempre por estrada, com possibilidade de apanharem vento de frente, o que irá aumentar a dificuldade do passeio, por isso é melhor fazer um reforço na Padaria Progresso em São Jacinto, se houver, peçam um rissol de leitão, TOP!
  5. BioRia em Salreu – Estarreja. Nesta zona façam uma pausa e observem tudo à vossa volta, também podem obter mais informações sobre a biodiversidade no posto de informação assinalado no track GPS.

Track GPS

85km | 360m D+ | Bicicleta recomendada: BTT

Mais do que palavras, ficam as fotografias! Junta uns amigos e cria memórias.