à procura de água fresca! #Parques Fluviais

Neste verão procura a frescura das Montanhas Mágicas, se possível de bicicleta! 😉

Este ano o verão está tímido, mas quando aparece é bem quente! Nesta publicação sugerimos um percurso, para ir com os amigos, à procura de parques de lazer fluvial, em dois rios do território das Montanhas Mágicas (Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra), o Rio Caima e o Rio Amarela/Arões.

Rios de Montanha, uma opção natural para aproveitar o verão no interior de Portugal 🇵🇹

…e quando o verão aparecer, atira-te a ele! 😉

Parques de lazer fluvial n’O Vale Mágico

Este percurso tem inicio e fim na Praia Fluvial de Burgães – Rio Caima, mesmo junto ao cento da cidade de Vale de Cambra, este local é uma boa opção para ir a banhos no final da volta. Aqui temos estacionamento para deixar o carro e balneário/chuveiros para tomar banho no final, bem como um Café Snack-bar ou uma Adega Tradicional na proximidade para repor as energias (assinalados no track GPS).

Praia Fluvial de Burgães

Sobre o percurso

Mas o que nos vai levar para esta volta, é a bicicleta, então primeiro temos de pedalar um pouco! Junta uns amigos e torna o teu dia mais divertido. Este percurso tem cerca de 48 km e 1000 metros de subida acumulada, para se fazer durante uma manhã ou tarde, nas calmas e preferencialmente com bicicleta de ESTRADA, pois todo o trajecto é por estrada.

Após sair da Praia Fluvial de Burgães, o trajecto leva-nos a fazer uma das subidas mais emblemáticas de Vale de Cambra, o Alto de Currais, não é que seja muito dura, mas são uns bons 13 km a subir, primeiro até Santa Cruz e depois pela Nacional 227 até Currais, com um piso excelente e um traçado típico de montanha, sempre com belas vistas e a serpentar pelo interior da Serra do Arestal. Fica uma dica, após passar a aldeia de Irijó, os “Contadores” podem começar a atacar ou se o grupo continuar junto, a chegada ao alto de Currais é boa para um pequeno sprint entre amigos e por momentos pensarem que são todos como o “Peter Sagan”!! 😉

Pausa para um mergulho?!

Depois de aquecer, já sabe bem um pequeno mergulho. Ao km 17, o Parque de Lazer Fluvial do Rio Amarela junto à aldeia da Pontemieiro, é um dos locais desta sugestão.

O Parque de Lazer Fluvial de Paço de Mato no Rio Caima, aparece-nos ao km 29. Leva uma maquina fotográfica e regista o momento, imagens valem mais que mil palavras! 😉

Track GPS

48 km | 1000m D+ | Bicicleta recomendada: ESTRADA