O Vale dos Duros

O Início

O Vale dos Duros surgiu a 25 de Junho de 2008, em forma de blog, para registar e partilhar online as aventuras dos entusiastas do Enduro (Motociclismo) e do BTT (a partir de 2009), do concelho de Vale de Cambra, promovendo também a região como um destino turístico.

O blogger

Joel Oliveira Santos é o dinamizador deste projeto, que já é uma marca nacional registada, mas como nada se consegue sozinho, tem contando com o apoio de diversos amigos e parceiros ao longo destes anos.

Histórico

O Enduro começou por ser o tema principal, pois era a modalidade que praticava desde 2003.

Acompanhamento e reportagens fotográficas/video de inúmeras provas de Enduro (Motociclismo), a nível regional, nacional e internacional, tendo marcado presença em duas provas do Campeonato Mundial de Enduro fora de Portugal (Itália 2010 e França 2012) e uma prova de Enduro Indoor (Espanha 2010).

Não podia deixar de destacar a reportagem realizada dentro do Campeonato Nacional de Enduro 2012, o “Piloto Hobby”, onde o blogger se tornou Piloto e mostrou o lado de dentro da competição, a preparação do Piloto e Mota antes das provas, imagem e divulgação, reconhecimentos das especiais, entrevistas com pilotos da Elite, vídeos onboard, etc.

Pesquisar no arquivo do Blog: Vale dos Duros – O Enduro em Vale de Cambra.

Desde Julho de 2012, as motas foram sendo trocadas pelo desporto de natureza, sendo o BTT a actividade principal, mas também algumas incursões no Trail Running e Trekking.

A partir de 2014, o Vale dos Duros iniciou um trabalho regular de promoção do território através da utilização da bicicleta, com maior destaque para a bicicleta de Montanha (BTT), o Turismo em Bicicleta BTT. Anualmente em Março é organizado um evento dentro do concelho de Vale de Cambra, mas com partida sempre num local diferente, com o objectivo de dar a conhecer gentes e locais, dinamização da micro economia local, visitação de pontos de interesse e como é um evento na montanha, também puxar pela superação pessoal de cada participante do evento, criando sempre um percurso Duro e desafiante.

Missão
Promover o turismo activo, como uma forma de ir à descoberta de uma região.

Produto
Promoção e organização de actividades relacionadas com Desportos de Natureza, com finalidades lúdicas, formativas ou sociais.

Divulgação
Através de fotografias e vídeos, revelar e promover ao longo do ano, o que temos de valor na região de Vale de Cambra.