#INSCRIÇÕES ABERTAS – O Vale dos Duros GPS 2017

REGULAMENTOINSCRIÇÕES | LISTA INSCRITOS |  | PERCURSO

SEGURANÇA | ONDE COMER | ONDE DORMIR

Podem marcar na agenda!

18.Março.2017, O Vale dos Duros GPS – Turismo em bicicleta btt.

Turismo em bicicleta BTT

Nesta próxima edição, vamos deixar a Serra da Freita a recuperar do grande incêndio e explorar mais a fundo a SERRA DO ARESTAL, com partida e chegada mesmo no interior do concelho de Vale de Cambra, mais precisamente em JUNQUEIRA.

Descobrir aldeias vivas, plantar uma árvore para assinalar o Dia Internacional das Florestas, fotografar belas paisagens e como não podia deixar de ser, fugas gastronómicas, pois no final têm a oportunidade de “Regressar ao Talho de Cabanes”, entre outros tasquinhos e restaurantes.

Como chegar?

Localização: Junqueira, Vale de Cambra.

Coordenadas GPS: 40°48’04.6″N 8°20’11.6″W

Obter direções no mapa do google AQUI.

O conceito base do evento

Dar a conhecer e promover a região onde se realiza o evento, o BTT como forma de turismo activo.

Vamos voltar a andar pela Rota da Água e da Pedra, mais precisamente pela Linha T – Arestal, fotografar paisagens deslumbrantes, descobrir recantos escondidos, conhecer aldeias vivas e cumprimentar as suas gentes, visitar património edificado e também provar a boa comida! Tudo isto usando apenas a bicicleta BTT, é certamente uma forma “low-cost” e ecológica para conhecer uma região.

Navegação por GPS

Este evento é um passeio BTT, guiado exclusivamente por GPS.

Não serão efectuadas marcações físicas no terreno, minimizando assim o impacto do evento e também para que desfrutem das paisagens e trilhos no seu estado natural.

Autonomia

O secretariado do evento irá estar aberto das 7h30 às 17h, para controlo de partida e chegada dos participantes, sendo que a partida é livre após levantar o dorsal.

Após iniciarem o passeio, os participantes passam a estar em autonomia, isto é, sem apoio da organização no que respeita a abastecimentos e assistência mecânica. O objectivo é que encarem o dia como um desafio e uma aventura em cima da bicicleta BTT, por isso devem vir preparados com a logística necessária para realizar o passeio e preferencialmente andar em grupo.

Nos tracks GPS vão estar assinalados locais de perigo e pontos de interesse, mas também os locais onde os participantes poderão fazer o seu abastecimento de líquidos e sólidos (fontes, cafés, restaurantes, etc), assim além de estarem a contribuir para a economia local, ficam a conhecer alguns locais de gastronomia típica e regional.

Segurança

Os Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, são parceiros deste evento desde a primeira edição, a segurança estará a cargo desta corporação.

Será criado um plano de segurança, à semelhança das anteriores edições do evento, sendo destacados para o terreno, os meios necessários para prestar auxilio em caso de urgência.

O donativo

Vamos continuar a ajudar os Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, estes nobres soldados da paz, que protegem as florestas por onde muito gostamos de pedalar e que em caso de necessidade, nos socorrem prontamente.

1€ por cada inscrição, irá reverter a favor desta corporação.

Centro nevrálgico do evento

Em 18 de Março de 2017, vamos mesmo para o interior do concelho de Vale de Cambra, mais precisamente para a freguesia de JUNQUEIRA.

A partida e chegada será em frente à Igreja Matriz de Junqueira, aqui também existem muitos lugares de estacionamento. A sede da junta de freguesia será o local para secretariado e lavagem de bicicletas.

O local para banhos será nas instalações do Centro Escolar de Arões/Junqueira, em Vila Cova a cerca de 3,8km. Fica um pouco afastado do ponto de partida/chegada, mas é o único local com todas as condições para banhos no interior do concelho.

Percurso

Nesta edição será disponibilizado 1 único percurso, mais pequeno, mas igualmente duro!

VLC50 c/1500m D+

A ideia é que cheguem ao final do passeio com tempo de sobra, para ficarem na freguesia de Junqueira a degustar da melhor carne da região, seja no Talho de Cabanes ou em qualquer outro Restaurante/Tasquinho da freguesia, que iremos indicar na página Onde comer?.

Superação pessoal

Não é uma corrida, é um passeio turístico pela montanha, logo também é um desafio de superação, por isso queremos premiar os mais DUROS.

Para isso será entregue uma ‘Medalha’ a todos os participantes, no ‘Regresso ao Talho Confiança’ em Cabanes, como prémio de superação pessoal neste desafio.

O Guia do Betetista

Para o evento ‘’O Vale dos Duros GPS’’, será criado e disponibilizado aos participantes inscritos, um Guia do Betetista, com informações sobre o percurso, sobre a região/localidade, recomendações sobre o que ver, onde dormir, onde comer durante o passeio e antes de regressar a casa, entre outras informações.

A criação deste Guia, também visa fomentar a pratica do BTT Turístico na região onde o evento se realiza, pois terminado o evento, o Guia será disponibilizado online.

Fugas gastronómicas

Além dos trilhos, é também nosso habito promover a gastronomia regional e divulgar os melhores locais para uma “fuga gastronómica” no decorrer do percurso do evento!

No dia 18 de Março de 2017, vais poder regressar ao Talho Confiança em Cabanes. O passeio termina mesmo próximo do talho, cerca de 1km do local de partida/chegada.

Para quem não conhece, esta será uma experiência gastronómica única, pois é de facto um talho convencional, onde podemos comprar a carne que quisermos, mas com a particularidade de logo de seguida já a podermos grelhar pela nossa própria mão! num recanto bem típico cedido pela gerência do talho.

Um evento pedagógico

Uma vez mais, com o apoio da Câmara Municipal de Vale de Cambra, vamos assinalar o DIA Internacional das FLORESTAS, no decorrer do evento “O Vale dos Duros GPS 2017”.

Todos os participantes que queiram, vão poder participar na reflorestação e recuperação de um terreno baldio, junto à aldeia da Calvela, onde já em 2014 fizemos uma acção, mas que infelizmente foi parcialmente afectado pelos incêndios do Verão de 2016.

18 de Março de 2017, esperamos por ti para a 4ª edição d’O Vale dos Duros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *